Exame de Hepatite B e C em Natal e Parnamirim

 

De início cabe salientar que a hepatite B e a C, são inflamações do fígado causada por um vírus que é um grave problema de saúde pública em todo o mundo.

 

Outrossim, as hepatites B e C costumam ser silenciosas e acabam sendo detectadas quando a doença já está muito avançada, com cirrose e até câncer de fígado (câncer de fígado).


Via de infecção:


Primeiramente, a hepatite B é transmitida por espermatozoides e secreções vaginais (via sexual) e por contato sanguíneo (vias parenteral, percutânea e vertical).
A transmissão do vírus da hepatite C ocorre principalmente por contato sanguíneo (via parenteral). Indivíduos que receberam transfusões de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 devem ser testados porque são considerados em risco de contrair o vírus. O teste de hepatite C está disponível em bancos de sangue desde 1993, tornando a doação de sangue uma prática muito segura. A transmissão sexual é incomum e ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e sexo de risco (sem uso de preservativos)

 

Portanto, a transmissão das hepatites B e C pode ocorrer por meio do compartilhamento de itens contaminados como lâminas de barbear e depilação, escovas de dente, corta-unhas, drogas injetáveis ​​(cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), drogas inaláveis ​​(cocaína) e tubos ( rachaduras), punções e tatuagens com materiais não estéreis, acidentes por exposição a materiais biológicos e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise onde não foram aplicadas as normas de biossegurança adequadas.

 

Período de transmissão da hepatite B

 

É fato que a transmissão da hepatite B dura de 2 a 3 semanas antes que os sintomas apareçam até que a doença termine. Em casos crônicos, os pacientes ainda podem transmitir a hepatite B.

 

Período de transmissibilidade da Hepatite C

 

É de conhecimento geral que a transmissão da hepatite C dura cerca de 1 semana antes dos sintomas até não possuir mais nenhuma carga viral detectável. No caso de cronificação o paciente permanece transmitindo a doença.

 

Marque sua consulta através do nosso WhatsApp clicando no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *