Consulta com Psiquiatra em Natal e Parnamirim

 

 

 

Entenda o que faz um psiquiatra:

 

Um psiquiatra é um médico especializado em psiquiatria, o campo da medicina que assiste, diagnostica, trata, reabilita e previne transtornos mentais e comportamentais. O termo psiquiatria é derivado da palavra grega para “a arte de curar a alma”.

 

As doenças mentais diagnosticadas e tratadas por psiquiatras incluem: depressão, ansiedade, esquizofrenia, demência, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno bipolar e transtornos de personalidade. Para identificá-los, os médicos realizam uma análise abrangente dos pacientes sob diferentes perspectivas: psicológica, biológica, cultural etc.

 

 

Muitas pessoas confundem psiquiatra e psicólogo, você sabe a diferença?

 

Primeiramente, para entender melhor essa diferença, precisamos saber quando procurar um psiquiatra, precisa ter um bom entendimento de como esse profissional funciona.

 

O psiquiatra é um profissional com formação médica e residência em psiquiatria. É responsável por diagnosticar e tratar todos os problemas mentais como dependência química, depressão e ansiedade.

 

Os psiquiatras podem se especializar em psiquiatria infantil e adolescente, forense, psiquiatria geriátrica, psicoterapia e aconselhamento hospitalar geral.

 

A Clínica Ceda também conta com profissionais especializados em saúde mental da mulher. É importante ressaltar que somente esse tipo de especialista pode prescrever medicamentos.

 

Já o psicólogo é um profissional formado em psicologia cuja qualificação lhe permite atuar sobre problemas mentais ou comportamentais por meio de técnicas como a psicoterapia.

Para garantir o atendimento adequado de suas necessidades e melhores resultados de tratamento, o desejado é que os dois profissionais atuem em conjunto.

 

 

Mas afinal, quando procurar um psiquiatra?

 

Nos dias de hoje, enfrentamos um mundo propício a sintomas de ansiedade e estresse. É o mundo corporativo cada vez mais exigente, situações de violência, competitividade no dia a dia e distanciamento das atividades de lazer.

 

Diante desses fatores agravantes e genéticos, muitas pessoas podem apresentar sintomas várias vezes, o que pode ser confundido com determinados transtornos psiquiátricos. Em alguns casos, se não forem tratados precocemente, esses sintomas podem piorar e se tornar condições que requerem tratamento.

 

A Associação Brasileira de Psiquiatria coletou dados suficientes para mostrar que cerca de 30% dos brasileiros sofrem de transtornos mentais. Mesmo aqueles que não são diagnosticados podem sofrer e prejudicar gravemente suas vidas, mantendo sintomas prejudiciais ao longo do tempo.

 

 

Quais os sintomas que indicam que devo ir ao psiquiatra?

 

Lista dos principais sintomas que podem ser considerados sinais de alerta:

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

 

Marque sua consulta com nosso psiquiatra clicando abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *