Adrenalina: o que é? para que serve?

Foto retirada do site Freepik.

ADRENALINA!! Ao que essa palavra te remete? A emoção, sensação de medo, perigo? Você já deve ter dito algo como: “esse momento foi adrenalina pura…” 

O que é a adrenalina?

 

Também conhecida como epinefrina, esta é uma substância importantíssima para o nosso organismo – uma catecolamina, que pode ser classificada tanto como hormônio quanto como um neurotransmissor devido às funções que desempenha.

Essa substância é produzida na glândula adrenal (ou suprarrenal, por conta da sua localização sobre os polos superiores dos rins), especificamente na medula da adrenal, a partir da modificação de um aminoácido (a tirosina). A produção de adrenalina corresponde a 80% da produção da medula da adrenal.

Um dos motivos de a produção da adrenalina ocorrer na medula da glândula adrenal é que a enzima feniletanolamina N-metiltransferase (FNMT), que catalisa a conversão de noradrenalina em epinefrina, está presente justamente nesse local.

Para que serve a adrenalina?

 

Você está fazendo uma caminhada e, de repente, se depara com uma onça. O que você pensa? “Já era!!!”.. Instantaneamente, você fica taquicárdico, taquipneico, a boca fica “seca”, você começa a suar, enfim, muito pavor!!

Como falamos anteriormente, existe um estímulo, e o estímulo, nesse caso, foi se deparar com uma onça, pelo risco físico que isso representa. Esse estímulo rapidamente estimula a medula da glândula adrenal a liberar adrenalina na circulação. E, assim, todas essas modificações ocorrem pela ação da epinefrina.

E por que ela faz isso? Não é à toa!! Essas modificações citadas aqui, dentre várias outras que conversaremos, ocorrem para te preparar para uma fuga.

Por exemplo, a taquicardia auxilia no aumento do débito cardíaco e a taquipneia faz com que uma maior quantidade de oxigênio seja inspirado para manter a oxigenação dos tecidos, que estão sob uma demanda maior.

“Mas eu nunca vou encontrar uma onça…”. Tudo bem, temos outro exemplo: você está andando pela rua e, de repente, é parado e descobre que está sendo vítima de um assalto. Qual a reação do organismo? A mesma!

E, agora, um exemplo “bom”. Você nunca saltou de paraquedas e hoje será o seu primeiro salto. O seu corpo entenderá o salto como um perigo, e as reações também serão as mesmas dos casos anteriores.

Acho que você já entendeu que não tem como fugir, em vários momentos você tem uma resposta mediada pela adrenalina!


Agende agora sua consulta ou exame

Consultas / Especialidades

Somos especializados em várias areas, e com excelentes profissionais para elas.

NOSSA MISSÃO É VALORIZAR VIDAS

com o compromisso de cuidar da sua saúde de forma acolhedora, humana e justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *