Secretária de Saúde divulga abertura de duas unidades de urgência para reduzir lotação nas UPAs de Natal
A partir desta quinta-feira (21), as unidades de base em Pajuçara e Cidade da Esperança estarão disponíveis das 7h às 19h.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Natal irão ser feitas duas unidades de emergência de menor gravidade a partir desta quinta-feira (21) na tentativa de desafogar o pronto-socorro (UPA) da capital Potiguar.
O serviço deve funcionar temporariamente na comunidade de Pajuçara, na zona norte de Natal, e na Cidade da Esperança, na zona oeste, para tratar casos leves do vírus.
De acordo com a pasta, pessoas com sintomas como dores de cabeça, febre de até 38 graus, tosse seca não persistente, dor no braço, dor nas pernas e fraqueza devem procurar essas unidades.
“Nesses grupos da UBS, atendemos por meio de médicos de família, pediatras e paramédicos”, disse o secretário George Antunes.
A pasta relata que o plano se deve ao aumento de 90% nas necessidades de atendimento pediátrico na UPA Cidade da Esperança e de 115% no aumento das necessidades pediátricas da UPA em Pajuçara nos últimos dias.
À medida que os serviços se enchem, os pacientes começam a esperar horas pelo atendimento. Uma idosa passou quatro horas do lado de fora da UPA Potengi, também na zona norte, nesta segunda-feira (18).
As unidades básicas de Pajuçara e Cidade da Esperança funcionarão das 7h às 19h para atender esses pacientes.
Portanto, o UPAS é apenas para casos graves, pessoas com vômitos persistentes, febre alta com duração superior a 24 horas, cansaço, pele pálida, roxa ou amarela, letargia e diarreia após tomar o medicamento.
Além do aumento dos casos de vírus e dengue, a superlotação da UPA foi afetada por uma greve dos profissionais de saúde que começou em 11 de abril. O secretário disse que a categoria das reivindicações era justa, mas argumentou que a paralisação prejudicou os serviços.
Leia também:
- Dia Mundial da Hemofilia : “Progresso para políticas de Acesso para Todos”
- Vagas de saúde abertas no município de Jucurutu-RN
- Atividades físicas marcam o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde
Texto: Felipe Rocha / Clínica Ceda RN
Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893