Sal debaixo da língua ajuda a reverter a queda da pressão?

 

Embora comum, essa estratégia não funciona em crises hipotensivas. Descubra como realmente se livrar do desconforto e da tontura!

 

 

Entenda:

 

Primeiramente, Tonturas, suores frios, mal-estar, dores de cabeça e até desmaios são sintomas comuns de uma queda repentina da pressão arterial. E, durante uma crise, muitos estão colocando sal debaixo da língua tentando entender as coisas. Mas será que esse comportamento realmente funciona? Foi o que pediu nosso leitor Guga Morais.

 

De acordo com Bernardo Noya, cardiologista do HCor, cardiologista, não. Esse mito pode ter algo a ver com a recomendação de pessoas com pressão alta para evitar o sal. Agora, se as pessoas com pressão alta precisam comer menos sal, as pessoas com pressão baixa devem fazer o oposto.

 

Porém o médico explicou que o ingrediente é absorvido lentamente: seu efeito efetivo sobre o estresse é gradual e lento. Então não adianta correr para o saleiro.

 

Como controlar rapidamente o quadro?

 

A melhor maneira é se manter hidratado, diz Marcelo Franken, gerente médico de cardiologia do Hospital Albert Einstein, em Israel.

 

Explicação: Quando o volume de sangue nas artérias diminui, a pressão diminui. Nesta condição, o coração não pode bombeá-lo por todo o corpo. O sangue circula mais facilmente quando o corpo é abastecido com fluidos.
“O ideal é ingerir líquidos como água, isotônicos e água de coco”, diz Franken.

 

Outro exercício recomendado é deitar-se com as pernas elevadas. “Esta postura melhora o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro, o que ajuda a aliviar a sensação de tontura”, explica Franken.

 

Todos podem sofrer de pressão baixa, mas cuidado!

 

Por estar frequentemente associada à desidratação, não é incomum uma queda repentina da pressão arterial, especialmente durante o clima quente ou durante a atividade física vigorosa sem reposição adequada de líquidos.

 

No entanto, vale a pena atentar para a frequência desses eventos e as circunstâncias em que ocorrem. Se persistirem, consulte o seu médico para avaliar e investigar a causa. Até porque desmaios e tonturas podem ser indicativos de doença, ou resultado do uso de certos medicamentos.

 

Leia também:

Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *