Raspar os pelos faz mesmo com que eles cresçam mais grossos?

 

 

 

De acordo com a pesquisa de Amy McMichael, do Departamento de Dermatologia do Wake Forest Baptist Health Research Institute, o cabelo não engrossa quando cortado. “As pessoas não são muito boas observadoras porque não há evidências científicas de que o cabelo engrossa”, disse McMichael. No entanto, é importante notar que em alguns casos isso pode ser parcialmente verdade, mas não pelo ato de cortar o cabelo em si – e é por isso que o mito persiste.

 

Por exemplo, se um menino raspa a barba em crescimento, o cabelo fica mais grosso – mas isso se deve à aceleração hormonal do corpo, quando o cabelo adulto aparece no rosto de um jovem. Os pêlos do corpo crescem de acordo com a idade e as diferentes áreas, por isso são regulados por hormônios, não pela depilação ou depilação. Nesse caso, o barbear pode despertar esses hormônios.

 

Barba maior e mais grossa após o barbear?

 

É verdade que cortar os pelos, sejam os homens barbeados ou as mulheres que depilam perna, podem fazê-los parecer mais grossos à medida que crescem. No entanto, isso se deve ao fato de que o cabelo é cortado ao meio (em vez de arrancado na raiz como na depilação), para que a parte invisível sob a pele possa crescer e aparecer.

 

Não se engane:

 

O cabelo que você corta é exatamente igual ao cabelo que volta a crescer. No entanto, se o processo de depilação for muito repetido, eventualmente reduz o crescimento dos folículos capilares à medida que os cabelos são arrancados das raízes. Um estudo realizado em 1928 comparou os níveis de crescimento do cabelo em homens, analisando quatro indivíduos enquanto se barbeavam nas mesmas condições.

 

Os pelos crescem da mesma maneira

 

Os pelos faciais que crescem em áreas raspadas e intocadas são exatamente do mesmo tamanho: nem grossos nem compridos. Todos os pelos foram medidos e não houve evidência de que o barbear aumentasse a taxa de crescimento da barba. Outro estudo mais recente, de 1970, decidiu analisar os efeitos de cortes de cabelo regulares em nossos corpos. Cinco homens que concordaram em participar do estudo tiveram a perna direita constantemente aparada enquanto a perna esquerda foi deixada intacta.

 

Após alguns meses, ambas as pernas apresentavam o mesmo grau de crescimento e espessura, sem diferença significativa. Melanie Grossman, dermatologista de Nova York, disse de forma simples: “As mulheres sempre se depilam. Se o cabelo fosse mais escuro e mais grosso, seríamos gorilas hoje.

 

Leia também:

Texto:  Felipe Rocha / Clínica Ceda RN

Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *