Quando a perda de cabelo é considerada careca?
Cabelos espalhados pela casa, em escovas e travesseiros. Logo surge a pergunta: Será queda de cabelo ou calvície?
Uma pessoa saudável perde cerca de 70 a 100 cabelos por dia.
Quando esse número ultrapassa os 100 fios, é preciso estar atento e investigar a causa, pois significa uma queda excessiva, que pode estar relacionada a deficiências nutricionais, estresse, desequilíbrios hormonais ou até mesmo muita química no cabelo. Um ponto básico é que a queda de cabelo é considerada normal e correta apenas quando o cabelo perdido é substituído por outro cabelo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade dos homens ficará calvo aos 50 anos. Entre as mulheres, é de 30%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A alopecia androgenética, ou calvície, é caracterizada pela renovação capilar insuficiente, principalmente afinamento do cabelo, que ocorre gradualmente até que as raízes encolham. Em estágios avançados, esses fatores criam espaçamento no couro cabeludo, sem fios no topo da cabeça ou na coroa, e fica visível a famosa “entrada”.
Um passo importante na distinção entre queda de cabelo e calvície é estudar a genética. Homens e mulheres com suscetibilidade e histórico familiar e aqueles com doenças autoimunes são mais propensos a sofrer de queda de cabelo.
Uma dica para verificar a situação é tentar manter o maior número possível de mechas que são soltas durante o dia e, ao coletar uma quantidade razoável, verifique se estão com o mesmo diâmetro. Linhas de diferentes espessuras, algumas finas e outras grossas, podem significar que a calvície está à vista.
Leia também:
- Como descobrir se você tem intolerância a lactose?
- Como se prevenir da Gripe
- Dicas de como perder peso
Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893