Exame de Espirometria em Natal e Parnamirim

 

 

O que é?

 

É um exame não invasivo e indolor do sistema respiratório que dura cerca de meia hora para avaliar se há alguma anormalidade na ventilação pulmonar e para rastrear e quantificar a presença de doença pulmonar restritiva e obstrutiva.

 

Exemplos comuns de doenças obstrutivas são DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e asma.

 

A fibrose pulmonar é uma doença que resulta em capacidade pulmonar limitada.

 

A saúde pulmonar está relacionada à quantidade de ar que movimentamos durante o ciclo respiratório.

 

Medir a quantidade de ar que entra e sai de um pulmão durante um determinado período de tempo demonstrará se ele está cumprindo sua função ventilatória.

 


Para cada pessoa, os resultados da espirometria tiveram valor preditivo com base na idade, altura, peso e etnia.

 

Existe uma faixa de normalidade e, geralmente, quando estão abaixo de 80% do valor previsto, há algumas anormalidades que podem indicar a presença de doença.

 

Como é realizado o exame de espirometria?

 

O paciente permanece sentado em uma cadeira confortável e deverá soprar através de um tubo contendo um bocal para espirometria descartável, conectado ao espirômetro.

 

É usado clipe nasal para impedir a passagem de ar pelas narinas, garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo espirômetro que faz as medições.

 

Durante o exame de espirometria será alternativamente pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo, que encha o pulmão completamente e depois assopre com o máximo de força e rapidez possível durante pelo menos 6 segundos sem parar para esvaziar completamente os pulmões e medir o ar liberado.

 

Marque seu exame clicando no botão abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *