Entenda a diferença entre Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia

 

Quando se trata de saúde auditiva, surgem duas categorias de especialidades: otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.

 

 

Quem é o Otorrino?

 

Um otorrinolaringologista é um especialista em diagnosticar doenças do ouvido, nariz e garganta e as estruturas associadas a ela, como a cabeça e o pescoço. Muitas vezes, é esse profissional que faz o diagnóstico da perda auditiva e o encaminha para um fonoaudiólogo.

 

De acordo com o último estudo de demografia médica realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil, existem 7.186 otorrinolaringologistas no país, mais da metade (54%) deles na região Sudeste . 

 

Já sabemos o que faz o Otorrino, então qual o papel do Fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde que atua em diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, som, audição e as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

 

Durante a reabilitação auditiva, é o fonoaudiólogo quem adapta o aparelho e acompanha o paciente durante o processo de reabilitação.

 

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, existem 48.391 fonoaudiólogos no Brasil.

 

No entanto, o número de fonoaudiólogos especializados em distúrbios da comunicação causados pelo sistema auditivo é de apenas 2.657.

 

Na Clínica Ceda, os pacientes diagnosticados por um otorrinolaringologista são atendidos por um fonoaudiólogo especializado. Nesse serviço, ele passará por uma série de avaliações para escolher o melhor equipamento e programá-lo de acordo com suas necessidades.

 

Leia também:

 
  • Secretária de Saúde divulga abertura de duas unidades de urgência para reduzir lotação nas UPAs de Natal

 

Texto:  Felipe Rocha / Clínica Ceda RN

Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *