Alerta: diminuição de 13,5% de consultas e exames pré-natal durante a pandemia
Os exames e consultas de pré-natal são essenciais para garantir que a mulher junto ao bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação.
Primeiramente é importante dizer que o acompanhamento médico durante a gravidez além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade.
Segundo um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) somado a dados do Sistema Único de Saúde (SUS) expôs que a a pandemia impactou o acompanhamento pré-natal. A diminuição das consultas de 2020 em relação a 2019, de acordo com o órgão, foi de 13% e os exames também tiveram queda.
O que é o pré-natal?
O pré-natal é uma avaliação do médico obstetra, na qual são observados o desenvolvimento do feto e a saúde da gestante. Esse acompanhamento envolve o diagnóstico de possíveis enfermidades e a orientação correta à gestante sobre os principais assuntos relacionados a gestação.
Qual é a finalidade?
Dentre os principais objetivos estão eles:
- Preparar a mulher para a maternidade, proporcionando informações educativas sobre o parto e o cuidado durante a gestação.
- Fornecer orientações essenciais sobre hábitos de vida e higiene pré-natal
- Orientar psicologicamente a gestante para o enfrentamento da maternidade
- Fazer prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças próprias da gestação ou que sejam intercorrências previsíveis dela
Quais são os profissionais responsáveis pelo acompanhamento?
O pré-natal pode ser feito por enfermeiros ou médicos, não necessariamente um obstetra.
Porém no caso de alto risco, precisa-se de uma equipe múltipla com um médico obstetra.
Texto: Felipe Rocha / Clínica Ceda RN
Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893