Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 28/04
A campanha, subordinada ao tema “Vamos Agir Juntos para Construir uma Cultura Positiva de Segurança e Saúde”, assinala a 28 de abril o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) enfatizará a participação e o diálogo social em 2022 para criar uma cultura positiva de segurança e saúde.
A data visa promover a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em todo o mundo, chamando a atenção internacional para a magnitude do problema e como promover e criar uma cultura de segurança e saúde pode ajudar a reduzir o número de mortes e lesões relacionadas.
Os riscos ocupacionais emergentes podem ser causados por inovações tecnológicas ou mudanças sociais ou organizacionais, tais como:
– novas tecnologias e processos de produção: nanotecnologia, biotecnologia;
– Novas condições de trabalho: cargas de trabalho mais elevadas, condições adversas associadas à migração, empregos na economia informal;
– Formas de emprego emergentes: auto-emprego, outsourcing, contratos temporários.
Durante a pandemia do COVID-19, vimos que ter um forte sistema de Segurança e Saúde Ocupacional (SST) que inclui participação significativa de governos, empregadores, trabalhadores, autoridades de saúde pública e todas as partes interessadas em nível nacional e corporativo, para proteger a ambiente de trabalho e salvaguardar a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Através de um diálogo social eficaz, os governos, as organizações de trabalhadores e de empregadores estão ativamente envolvidos em todas as fases do processo de tomada de decisões em matéria de SST.
Uma forte cultura de SST no local de trabalho é um direito da administração e dos trabalhadores de valorizar e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável; baseia-se na melhoria contínua da segurança e saúde no trabalho através da participação significativa de todas as partes; Os funcionários podem levantam preocupações sobre riscos ou perigos potenciais no local de trabalho e a administração coopera ativamente para encontrar soluções adequadas, eficazes e sustentáveis. Isso requer comunicação aberta e diálogo baseado na confiança e no respeito mútuo.
Doença ocupacional é qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no corpo como resultado do trabalho.
Leia também:
- Entenda a diferença entre Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia
- Dia Mundial da Hemofilia : “Progresso para políticas de Acesso para Todos”
Texto: Felipe Rocha / Clínica Ceda RN
Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893