Como se prevenir da Gripe
É fato que a gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, que pode sofrer mutações de várias maneiras, criando novas. A transmissão do vírus influenza ocorre pelo contato com secreções respiratórias contaminadas, que são eliminadas quando a pessoa fala, tosse ou espirra. Também ocorre quando mãos e objetos contaminados entram em contato com as mucosas (boca, olhos e nariz).
O Ministério da Saúde orienta a população a tomar medidas simples para prevenir a gripe. eles são:
- Usar máscara;
- Lave as mãos várias vezes ao dia;
- Uso de álcool gel;
- Cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar;
- Evite tocar o rosto;
- Não compartilhe itens para uso pessoal;
- Evite lugares lotados
Principais sintomas da gripe
A gripe pode causar febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e articulares e exaustão.
Pessoas com os sintomas mais graves, mesmo que tenham tomado a vacina contra a gripe – especialmente se forem membros de um grupo mais propenso a complicações – devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Os sintomas da gripe são muito semelhantes aos sintomas da Covid-19, por isso, em caso de dúvida, é melhor manter o distanciamento social e fazer o teste em uma farmácia ou unidade de saúde.
Tratamento da gripe
O ideal é que você primeiramente procure um especialista para melhor orienta-lo.
A gripe pode ser considerada espontânea, ou seja, os sintomas diminuem com o tempo, geralmente desaparecendo em 10 dias. Medicamentos podem ser usados para aliviar os sintomas porque não há remédio que “mata” o vírus da gripe.
É importante que uma pessoa descanse, beba bastante líquido e coma bem – ações que ajudam o sistema imunológico a combater o vírus. Se necessário, controle a febre com medicamentos prescritos pelo médico.
Leia também:
- Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes tendem a aumentar em período de chuva
- Sugestões de como limpar os pulmões
- Dicas de como perder peso
Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893