Como descobrir se você tem intolerância a lactose?
O que é?
A intolerância à lactose é a incapacidade ou incapacidade parcial de absorver os açúcares presentes no leite e produtos lácteos. Como resultado, diarréia, gases e inchaço podem ocorrer ao consumir produtos lácteos. Essa condição, também conhecida como má absorção de lactose, geralmente não apresenta riscos graves, mas os sintomas geralmente são desconfortáveis.
A intolerância à lactose ocorre devido à baixa produção de lactase (enzima produzida pelo intestino delgado e responsável pela absorção desses alimentos).
Sintomas
Os sintomas começam meia hora a duas horas após a ingestão de produtos lácteos. eles são:
- Diarreia;
- Náusea;
- Vomito;
- Inchaço;
- Gases.
Causa
Isso acontece quando o intestino delgado não produz lactase suficiente (enzima responsável pela digestão do leite) para converter o açúcar em glicose e galactose, que são absorvidas na corrente sanguínea através da parede intestinal.
Quando uma pessoa tem deficiência de lactase, os componentes do leite entram no cólon (parte do intestino grosso) em vez de serem processados e absorvidos. Quando no cólon, as bactérias normais trabalham com a lactose não digerida e causam sinais e sintomas de intolerância.
Diagnóstico
É baseado nos sintomas do paciente. Seu médico pode pedir para reduzir a ingestão de produtos lácteos e, se os sintomas dessa nova dieta forem aliviados, há uma grande probabilidade de que os sintomas de intolerância à lactose estejam presentes.
Para confirmar a investigação, os especialistas podem solicitar os seguintes testes:
Teste de intolerância à lactose: mede a resposta do corpo a fluidos que contêm altos níveis de lactose. Duas horas após a ingestão de líquidos, um exame de sangue é feito para medir a quantidade de glicose presente no sangue. Se os níveis não aumentarem, significa que o corpo não está absorvendo os produtos lácteos adequadamente.
Teste de respiração de hidrogênio: requer beber líquidos que contenham altos níveis de lactose. A quantidade de hidrogênio na respiração será medida periodicamente. Normalmente, muito pouco hidrogênio é facilmente detectado, mas se o corpo não digerir a lactose, ela fermenta no cólon, liberando hidrogênio e outros gases.
Teste de acidez das fezes: é uma alternativa para lactentes e crianças que não podem fazer outros exames. A fermentação da lactose não digerida produz ácido lático e outros ácidos que podem ser detectados em amostras de fezes.
Leia também:
Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893