Atenção: mortes por tuberculose no Brasil e no mundo voltam a subir

 

Em um mês comemorando o controle da tuberculose, estatísticas disparam alarmes sobre a doença, que volta a matar milhares durante a pandemia de Covid-19

 

 

No dia 24 de março, o mundo celebra o Dia do Controle da Tuberculose. Há exatos 140 anos, o médico Robert Koch (1843-1910) descobriu o bacilo causador da tuberculose em humanos, o Mycobacterium tuberculosis.

 

Após todos esses anos, a doença continua sendo um problema de saúde muito importante. Organização Pan-Americana da Saúde – Em 2019, mais de 10 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose e 1,2 milhão morreram, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde.

 

Mais uma informação relevante da Organização Pan-Americana da Saúde é que a pandemia de Covid-19 reverteu anos de progresso no combate à tuberculose globalmente. Pela primeira vez em mais de uma década, o número global de mortes pela doença aumentou. Em 2020, estima-se que 1,5 milhão de pessoas morreram da doença (214.000 delas de pessoas vivendo com HIV).

 

Silvia Fonseca, infectologista , explicou que devido à pandemia de Covid-19, as pessoas não têm acesso ao diagnóstico, prevenção e tratamento.

 

“Há menos casos novos de tuberculose porque as pessoas estão encontrando dificuldades para encontrar serviços. Como resultado, muito mais mortes foram registradas do que na década passada”, observou ele.


Em 2020, o Brasil registrou 66 mil novos casos de tuberculose, segundo o último comunicado do Ministério da Saúde. Cerca de 4.500 pessoas morreram da doença em 2019. Silvia Fonseca disse: “Sabemos que haverá mais mortes em 2020, as estatísticas ainda não foram divulgadas”.

 

Leiam também:

 

 

Texto:  Felipe Rocha / Clínica Ceda RN

Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *