Alerta da OMS e UNICEF para ‘tempestade perfeita’ por surto de sarampo

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A (OMS) Organização Mundial da Saúde e o (UNICEF) Fundo das Nações Unidas para a Infância alertaram para um aumento global dos casos de sarampo, classificando a situação como uma condição de “tempestade perfeita” para um surto de doença. Segundo as entidades, os registros nos dois primeiros meses do ano aumentaram 79% ano a ano. Esta doença evitável por vacina pode causar doenças graves e até a morte em crianças.

 

A pandemia de Covid-19 exacerbou a falta de acesso a imunizações e levou a interrupções na vacinação de rotina para crianças. A OMS e o UNICEF levantaram preocupações sobre o afrouxamento das práticas de distanciamento social, principalmente: o deslocamento de pessoas por conflitos, como a guerra na Ucrânia.

 

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 17.338 casos da doença foram notificados globalmente, em comparação com 9.665 nos dois primeiros meses de 2021. A doença é altamente contagiosa e é responsável por enfraquecer o sistema imunológico. Assim, por exemplo, torna as crianças mais propensas a pneumonia e diarreia. “É encorajador que as pessoas em muitas comunidades estejam começando a se sentir seguras o suficiente do Covid-19 para retornar a mais atividades sociais. Mas fazê-lo em um local onde as crianças não são vacinadas rotineiramente criaria condições perfeitas para a propagação de doenças como o sarampo. tempestade.”

 

Os saldos da entidade com dados de 2020 mostram que 23 milhões de crianças não receberam vacinas essenciais. O número é o maior desde 2009 e um aumento de 3,7 milhões em relação a 2019. A taxa de cobertura ideal para crianças que recebem duas doses da vacina é de 95%.

 

Leia também:

Texto:  Felipe Rocha / Clínica Ceda RN

Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *