Dia Internacional da Síndrome de Down; Importância da inclusão

 

Essa data é comemorada hoje, nesta segunda-feira

 

 

O que quer dizer inclusão?

 

Primeiramente, o tema escolhido Down Syndrome International (DSI) do Reino Unido para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down, que é comemorado hoje (21). A data foi criada pela agência em 2006 para celebrar a vida de quem vive com a síndrome e garantir que eles tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos os demais.

 

Nesse dia, pessoas ao redor do mundo com essa síndrome e aqueles que convivem e trabalham com elas organizam e participam de eventos para conscientizar a população e defender os direitos, a inclusão e o bem-estar dessas pessoas. A data foi escolhida porque as pessoas com a síndrome possuem três cópias do cromossomo 21, e não as duas que as demais possuem.

 

Quer dizer que a síndrome de Down resulta da presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em cada célula do corpo, que ocorre na concepção. Os cromossomos são estruturas biológicas que contêm informações genéticas.

 

Indíviduos com síndrome de Down ou trissomia 21 têm 47 cromossomos em suas células, não 46 como a maioria das pessoas. Portanto, trissomia significa que cromossomos extras estão presentes.

 

Essa alteração genética conhecida como síndrome de Down está presente na espécie humana desde suas origens. Foi descrita há 150 anos, quando o médico britânico John Langdon Down se referiu pela primeira vez a ela como uma condição clínica com identidade própria em 1866. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e o britânico Pat Jacobs descobriram independentemente a origem cromossômica da doença. síndrome. Na época era considerada uma síndrome genética.

 

Leia também:

 

 

Texto:  Felipe Rocha / Clínica Ceda RN

Comunicação:
[email protected]
(84) 99168-6893 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *