Exame Preventivo em Natal e Parnamirim
Por que realizar verificações preventivas?
As mulheres devem se consultar com um ginecologista pelo menos uma vez por ano para um check-up preventivo, que é vital para a saúde da mulher. Ainda assim, grande parte do público fugiu do programa, principalmente por medo, ansiedade ou vergonha.
Contudo, conhecer a importância do exame e todos os problemas que podem ser evitados com ele facilita o entendimento do porquê de sua realização e a superação das dificuldades de inseri-lo na rotina de saúde.
Deseja saber mais sobre verificações preventivas? continue lendo!
O que são verificações preventivas?
O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, é um exame realizado em mulheres que iniciaram relações sexuais para detectar os primeiros sinais de câncer do colo do útero ou outras doenças sexualmente transmissíveis que afetem os órgãos reprodutores femininos, evitando a evolução ou complicação.
Grande parte das lesões que evoluem para o câncer do colo do útero são causadas pelo HPV, um vírus que pode ser evitado com o uso de preservativos, como a camisinha.
Como funciona o exame?
Ele é feito no consultório do médico e não requer anestesia.
O melhor momento para fazer o teste mensal é na semana anterior à menstruação, pois o sangue pode afetar seu desempenho.
Também, é importante evitar duchas ou cremes vaginais, além de fazer sexo 3 dias antes do teste. Além disso, as mulheres grávidas podem fazer o Papanicolau sem prejudicar o bebê.
Durante a consulta, a mulher é colocada em maca em posição ginecológica com os joelhos afastados. O ginecologista então realiza uma análise externa, palpando a região pélvica e procurando lesões da vulva.
Além do mais, os exames de mama fazem parte da prevenção, com os médicos examinando as mamas e as axilas em busca de caroços, que podem ser um sinal de câncer de mama. Por isso, se ele suspeitar de algo, ele pedirá um exame mais sensível e específico, como ultrassom de mama ou mamografia.